Pretende-se desenvolver uma aproximação ao tecido empresarial das regiões,designadamente aos clubes desportivos e às empresas de animação turística, que atuam no terreno de modo a que possam integrar profissionais com conhecimentos adequados para o enquadramento dos desportos de montanha e o acompanhamento de grupos que procuram a
montanha não só para desfrutar da natureza mas também para explorar novos conhecimentos nos domínios da cultura e do lazer, como a observação de paisagens, aves e florestas com todos os seus encantos.
Estes cursos de formação terão subjacente a procura junto de parceiros sociais, autarquias e outras entidades locais, públicas e privadas, no sentido de obter contributos que possam valorizar a
formação com a finalidade de responder às carências de técnicos de especialização intermédia (as quais diferem de região para região) e de melhorar os conhecimentos técnicos que disponibiliza aos alunos.
No sentido de permitir uma melhor integração dos seus educandos no mercado de trabalho, será selecionado um corpo docente estável, credível e com experiência reconhecida de forma a que
os alunos possam usufruir duma formação mais consistente e aproximada às exigências no terreno.
Porque o ensino profissional não deve ser uma mera transmissão de conhecimentos científicos, urge a necessidade de o contextualizar com o ingresso no mercado de trabalho, proporcionado
aos alunos, experiências de formação, em contexto de trabalho nomeadamente:
- Estágios em empresas e instituições, onde os estagiários têm a oportunidade de aplicar, de forma apoiada, em contexto real, os conhecimentos adquiridos ao longo do ciclo de formação;
- Atividades pontuais dinamizadas pelos alunos em instituições e empresas, com vista à recolha de informação ou aplicação prática das experiências vividas na sala de aula;
- Visitas a locais reais de trabalho, a fim de sensibilizar e consciencializar os alunos para as condições que futuramente poderão encontrar;
- Convite a técnicos que exercem atividades em diferentes áreas profissionais, a que se referem os cursos ministrados, para partilharem as suas experiências com os alunos para que estes enriqueçam os seus conhecimentos sobre as organizações;
- Sensibilização dos alunos para a aplicação, em contexto de trabalho (estágios), do projeto elaborado para a Prova de Aptidão Profissional (PAP) e, sempre que possível, promover a elaboração da PAP a partir das experiências em contexto de trabalho;
- O Gabinete de Psicologia e Orientação intervirá sempre que surjam situações de dificuldades de aprendizagem tentando detetar a sua natureza (escolar, profissional, pessoal ou relacional).
O sucesso obtido pelos alunos nas experiências de formação, em contexto de trabalho, será um fator de prestígio para os cursos ministrados neste estabelecimento de ensino junto do tecido empresarial local. Esperamos por isso que, empresas e outras instituições possam constatar a
consistência do ensino que nos propomos desenvolver, com a sua cooperação no sentido de melhor reconhecerem as vantagens para o ensino na realização de estágios, para uma integração futura nos seus quadros de recursos humanos.